Tutoria Escolar
No Fundamental I e II
O Período Fundamental, como o próprio nome do ciclo referência, são 9 anos de aprimoramento das habilidades de aprendizagem fundamentais através de conteúdos diversos. O Fundamental I por ter um formato com maior “suporte”, visa o desenvolvimento da organização acadêmica, é também um período de formalização do aluno para consigo a respeito do seu tipo de aprendizagem, isto é, como ele aprende. No Fundamental II outros desafios são propostos, há diversos professores e a quantidade de disciplinas aumenta, as diferentes disciplinas e a transdisciplinaridade dos aprendizados contribuem para que as habilidades sejam incorporadas de forma global, com possibilidade de transposição para diferentes linguagens e pensamento crítico. Desta forma, ao final do ciclo espera-se que o adolescente seja capaz de reconhecer como seu aprendizado acontece, quais são os recursos que potencializam ou não seu desempenho, e que suas habilidades de aprendizagem estejam bem desenvolvidas e sedimentadas, que ele seja capaz portanto de adaptar-se e aplicar conhecimento a novas situações.
O Acompanhamento pedagógico, tutoria, neste período é indicado e adequado àqueles que por algum motivo estão enfrentando dificuldades ao longo deste processo. Como todas as etapas da vida e do ciclo escolar, o Fundamental tem desafios importantes, a maturação da vida e consciência de si como aluno ocorre concomitantemente com a transição da infância para a pré-adolescência/adolescência. O auxílio no âmbito pedagógico contribui para o reconhecimento do eu e vice-versa.