Mayra Oliveira

Tutoria Escolar

Na alfabetização

O período de alfabetização é um momento de grande simbolismo, a apropriação de uma linguagem que até então era “apenas dos adultos”. É um processo que envolve a trajetória de vida da criança até aquele momento, a alfabetização tem relação com outros aspectos do desenvolvimento que não apenas o cognitivo, como o emocional, social, vivências e experiências.

Para algumas crianças este pode ser um período delicado, há situações em que a aparente dificuldade está relacionada a sentimentos como insegurança, vergonha, ou mesmo um desejo inconsciente (dela ou familiar) de “permanecer criança”. Em outros casos a criança pode não ter percebido conscientemente a função social da linguagem escrita no cotidiano de uma sociedade letrada, o que a deixa com uma sensação de que aquela apropriação/aprendizado não é relevante e interessante. Há situações de bloqueio em função dos aspectos formais do texto, isto é, a criança sente-se ou cobra-se muito, não permitindo que o erro faça parte do desenvolvimento. São muitas as questões que podem estar envolvidas com uma aparente “dificuldade” na alfabetização, a conquista da hipótese ortográfica é um processo e a alfabetização é uma das etapas da escrita.

Dentro deste processo a tutoria tem, num primeiro momento, o objetivo de investigar e identificar em qual/quais âmbitos aquela criança está apresentando “dificuldade”. A partir deste ponto o objetivo é ampliado para o fortalecimento e transposição desta questão, que envolve não só a criança como a família e escola. Os atendimentos visam proporcionar vivências para a construção do letramento, encorajar e estimular a leitura, e reflexão das construções da criança, para que ela possa desta forma reelaborar suas concepções e chegar à autocorreção/autodesenvolvimento.

Os atendimentos são individuais e podem ser presenciais ou remotos, a depender das necessidades específicas da criança.

No Fundamental I e II

O Período Fundamental, como o próprio nome do ciclo referência, são 9 anos de aprimoramento das habilidades de aprendizagem fundamentais através de conteúdos diversos. O Fundamental I por ter um formato com maior “suporte”, visa o desenvolvimento da organização acadêmica, é também um período de formalização do aluno para consigo a respeito do seu tipo de aprendizagem, isto é, como ele aprende. No Fundamental II outros desafios são propostos, há diversos professores e a quantidade de disciplinas aumenta, as diferentes disciplinas e a transdisciplinaridade dos aprendizados contribuem para que as habilidades sejam incorporadas de forma global, com possibilidade de transposição para diferentes linguagens e pensamento crítico. Desta forma, ao final do ciclo espera-se que o adolescente seja capaz de reconhecer como seu aprendizado acontece, quais são os recursos que potencializam ou não seu desempenho, e que suas habilidades de aprendizagem estejam bem desenvolvidas e sedimentadas, que ele seja capaz portanto de adaptar-se e aplicar conhecimento a novas situações.

O Acompanhamento pedagógico, tutoria, neste período é indicado e adequado àqueles que por algum motivo estão enfrentando dificuldades ao longo deste processo. Como todas as etapas da vida e do ciclo escolar, o Fundamental tem desafios importantes, a maturação da vida e consciência de si como aluno ocorre concomitantemente com a transição da infância para a pré-adolescência/adolescência. O auxílio no âmbito pedagógico contribui para o reconhecimento do eu e vice-versa.

No Ensino Médio

O Ensino Médio é um período de encerramento do ciclo escolar e preparação para a vida acadêmica por vir (faculdade), um estágio de fechamento e formalização das habilidades de estudo aprendidas e desenvolvidas ao longo da trajetória escolar, para seguir com confiança e organização para a próxima etapa. Para além disso é um período de simbólica transição para vida adulta, a escola não fará mais parte do cotidiano, as escolhas profissionais, de estudo e pessoais ficam cada vez mais individuais. Um período de “emancipações”.

Neste processo alguns adolescentes demonstram dificuldades acadêmicas, o que pode preocupar os pais e trazer muitos sentimentos cruzados para o adolescente, que já está num período delicado de transição.

A tutoria neste ciclo tem como objetivo identificar a ordem dessa “dificuldade”. Em alguns casos podem ser habilidades de aprendizagem que não foram bem desenvolvidas, associadas e incorporadas ao longo da trajetória escolar. Nestas situações a dificuldade não se apresenta de maneira específica em uma disciplina ou conteúdo, e sim de forma mais ampliada. Neste caso a tutoria tem como objetivo fortalecer essas habilidades para que o adolescente encerre o ciclo escolar emancipado dessas funções, sendo capaz de se autorregular e seguir para a próxima etapa da vida acadêmica (e pessoal) com suas bases de aprendizagem bem sedimentadas.

Em outras situações a aparente dificuldade pode ter relação com questões emocionais, receio do porvir da vida adulta, de fazer a escolha “certa” da faculdade, ou mesmo resistência (consciente ou inconsciente) em encerrar essa etapa escolar, na qual existe uma segurança e contorno maior por parte da instituição (escola) e mesmo da família. Neste contexto, a tutoria tem como objetivo mapear esses sentimentos, investigar, em conjunto com o adolescente, possibilidades de escolhas, construir cenários possíveis para o futuro, e traçar metas e planejamento que sejam coerentes com os desejos, preferências e potências dele. Desta forma a tutoria proporciona um fechamento significativo deste ciclo, desenvolvendo a organização prática, que por sua vez contribui para que o adolescente vá para a nova etapa com mais segurança, e apropriado de sua “primeira” grande escolha da vida adulta.

O acompanhamento é individual e remoto, a frequência dos atendimentos pode variar de acordo com objetivos e necessidades específicas do adolescente.

Depoimentos

Muito obrigada, Mayra! A tutoria foi de extrema importância para a Gabi, a organização e o resultados positivos trouxeram para ela um fortalecimento da autoestima, que era igualmente importante. Seu trabalho com ela foi transformador! Somos muitos agradecidas por esse encontro!

Anneliese C. | 2º EM

Tutoria Escolar

Como alguém que não tinha o hábito de estudar em casa, a tutoria me trouxe uma melhor organização e potencialização dos meus estudos. A tutoria me ajudou a estudar e utilizar o meu tempo de uma maneira mais produtiva.

Gabriel B. | 3º EM

Tutoria Escolar

Meu filho cursava o 2o ano do ensino médio, e estava praticamente reprovado em 6 matérias já no 1o semestre. Nos indicaram a Mayra, e logo começaram a trabalhar intensamente para buscar a recuperação dele, ajudando-o a se organizar, participando do seu dia a dia, ensinando-o diversas novas ferramentas. Só posso dizer que ela fez milagre. Meu filho não só recuperou todas as notas, como não ficou nem de recuperação. No ano seguinte, na continuidade do seu trabalho, foi uma peça muito importante para ajudá-lo a superar um ano tão complexo como a pandemia. Mayra é comprometida, envolvida, sofre e comemora junto. Meu filho hoje é muito mais amadurecido, capaz de perceber muito rápido suas falhas, o que precisa priorizar, e mais aberto a novas sugestões e técnicas de organização. Só tenho a agradecer por essa parceria.

Renata J. | 2º EM

Tutoria Escolar