Acompanhamento Psicopedagógico na Alfabetização
O período de alfabetização é um momento de grande simbolismo, a apropriação de uma linguagem que até então era “apenas dos adultos”. É um processo que envolve a trajetória de vida da criança até aquele momento, a alfabetização tem relação com outros aspectos do desenvolvimento que não apenas o cognitivo, como o emocional, social, vivências e experiências.
Para algumas crianças este pode ser um período delicado, há situações em que a aparente dificuldade está relacionada a sentimentos como insegurança, vergonha, ou mesmo um desejo inconsciente (dela ou familiar) de “permanecer criança”. Em outros casos a criança pode não ter percebido conscientemente a função social da linguagem escrita no cotidiano de uma sociedade letrada, o que a deixa com uma sensação de que aquela apropriação/aprendizado não é relevante e interessante. Há situações de bloqueio em função dos aspectos formais do texto, isto é, a criança sente-se ou cobra-se muito, não permitindo que o erro faça parte do desenvolvimento. São muitas as questões que podem estar envolvidas com uma aparente “dificuldade” na alfabetização, a conquista da hipótese ortográfica é um processo e a alfabetização é uma das etapas da escrita.
Dentro deste processo a tutoria tem, num primeiro momento, o objetivo de investigar e identificar em qual/quais âmbitos aquela criança está apresentando “dificuldade”. A partir deste ponto o objetivo é ampliado para o fortalecimento e transposição desta questão, que envolve não só a criança como a família e escola. Os atendimentos visam proporcionar vivências para a construção do letramento, encorajar e estimular a leitura, e reflexão das construções da criança, para que ela possa desta forma reelaborar suas concepções e chegar à autocorreção/autodesenvolvimento.
Os atendimentos são individuais e podem ser presenciais ou remotos, a depender das necessidades específicas da criança.